Produção Oral
- Apresentar-se, cumprimentar, despedir-se e apresentar pessoas.
- Desculpar-se, pedir licença e agradecer.
- Descrever-se a si próprio, descrever o que faz e onde mora.
- Descrever a sua família e as condições de vida.
- Descrever pessoas, lugares e coisas em termos simples.
- Fazer uma exposição curta, ensaiada e elementar sobre um assunto que lhe é familiar.
- Expressar experiências e aptidões.
- Aceitar, rejeitar e fazer convites.
- Relatar acontecimentos passados.
- Relatar hábitos cotidianos, informar sobre a localização de estabelecimentos.
- Pronunciar frases de um modo geral suficientemente claras para serem entendidas.
- Solicitar e dar informações sobre horários, endereços de estabelecimentos (restaurantes, pontos turísticos).
Compreensão Oral
- Identificar de um modo geral o assunto do texto ouvido/escutado.
- Compreender a leitura de um texto realizada por um falante nativo.
- Compreender um texto oral proveniente de mídias eletrônicas.
- Compreender o sentido das ideias desenvolvidas no texto.
- Compreender textos orais provenientes de mídias eletrônicas.
- Compreender o sentido das ideias desenvolvidas no texto oral.
Compreensão Leitora
- Identificar de que trata o texto, do ponto de vista geral.
- Compreender textos literários e não literários.
- Atribuir significados a determinadas expressões idiomáticas e a variações regionais.
- Localizar informações específicas sobre o texto.
- Estabelecer relações entre o texto lido e situações de vida real.
- Reconhecer a função dos elementos de coesão textual (nexos, articuladores) para atribuir sentido ao texto.
Produção Escrita
- Escrever descrições simples sobre assuntos que lhe são familiares.
- Narrar uma história.
- Escrever um relato de experiência descrevendo sentimentos e sensações.
- Escrever sobre aspectos de seu cotidiano, de sua rotina.
- Explicar um itinerário turístico de sua cidade.
- Escrever textos curtos expondo a opinião sobre um assunto que lhe é familiar. (descrever, narrar e opinar)
Vocabulário
- Dados pessoais (nacionalidade).
- Saudações e cumprimentos (grau de polidez).
- Família.
- Corpo humano e hábitos de higiene.
- Vestimentas, acessórios e calçados.
- Cores.
- Alimentação.
- Pesos e medidas.
- Preços, formas de pagamento.
- Dias da semana, meses do ano.
- Condições climáticas.
- Horas, horários comerciais.
- Partes da casa, móveis e utensílios.
- Cidade, bairro.
- Meios de transporte.
- Turismo.
- Esporte e lazer.
- Animais.
Aspectos Linguísticos
- Alfabeto; fonética.
- Ortografia e acentuação.
- Pronomes pessoais, interrogativos, demonstrativos, possessivos.
- Presente dos verbos ir, ser e estar.
- Adjetivos para descrição física e psicológica.
- Advérbios de lugar, de tempo, de modo, de negação, de dúvida, de afirmação. (porém, contudo, todavia, entretanto, e, ainda, ainda que, se, então, portanto, no entanto, logo, porque, pois, ou...
- Substantivos e seus determinantes.
- Articuladores de coesão: mas, porém.
- Preposições.
- Verbos regulares nos tempos simples e compostos do indicativo.
- Verbos regulares no imperativo afirmativo.
- Verbos regulares no presente do modo subjuntivo.
- Formas nominais (infinitivo, particípio, gerúndio).
Fonte: http://www.ucs.br/site/programa-de-linguas-estrangeiras/cilp-certificado-internacional/
Nenhum comentário:
Postar um comentário